domingo, 29 de maio de 2011

Os niveis de colesterol no sangue dos vegetarianos

Estudos atuais, comprovam que altos niveis de colesterol no sangue, são os principais causadores de doenças arteriais, principalmente a aterosclerose, que e umas das principais causadoras do infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.
Os agentes transportadores de colesterol no sangue sao as lipoproteinas, dentre elas estao a VLDL, LDL e HDL. A HDL, diferentemente da VLDL e LDL,não possui a apolipoproteina B-100,que é reconhecida pelos tecidos. Logo a HDL é responsavel principalmente por levar o colesterol dos tecidos para o figado, diminuindo as chances da ocorrência de aterosclerose.
Estudos sugerem que um consumo moderado de álcool provoca um aumento no HDL, favorecendo o transporte reverso do colesterol, outros tambem mostram que algumas dietas, como por exemplo a mediterrânea, colaboram para um melhor indice de colesterol bom no sangue.
Agora iremos falar do mais importante, que seria o assunto foco do post de hoje,o nivel de colesterol no sangue de pessoas vegetarianas.Algumas matérias, baseadas em estudos cientificos, indicam que indivíduos vegetarianos, possuem niveis de colesterol menores, principalmente LDL e triglicerideos, se comparados com individuos que comem carne. No Brasil, não há muitos trabalhos, que estudam os niveis de colesterol no sangue de pessoas vegetarianas, porém foi realizada uma pesquisa,com o objetivo de estudar os valores de triglicerideos,HDL,LDL e colesterol total em individuos onivoros e vegetarianos.
Foram utilizados 76 individos, sendo que destes, 22 eram onivoros e 54 vegetarianos que foram divididos da seguinte forma, 19 ovolactos,17 lactos e 18 vegetarianos restritos.Foi realizada uma coleta de sangue, as quais os voluntários deveriam estar em jejum de no minimo 12 horas.As pessoas voluntárias tiveram que responder um questionário, com relação a sexo, idade, se sao fumantes, se bebem e outras perguntas. Abaixo podemos observar o quadro de respostas.

Observamos que não há muita diferença entre os entrevistados,exceto nos onivoros, que o consumo de álcool é muito mais elevado do que nos outros.
Abaixo, a tabela nos mostra o resultado do exame.Os niveis de HDL no sangue, em todos os individuos, são muito parecidos. Já os niveis de LDL e triglicerideos, são muito diferentes, principalmente se compararmos os onivoros e os vegetarianos restriros.Com isso podemos concluir que a partir da pesquisa realizada, observamos que pessoas que se restringem a uma dieta vegetariana, possuem niveis de colesterol total, LDL e triglicerideos baixos, se comparados com os onivoros, logo possuem uma menor chance de terem doencas arteriais,já que sua dieta é mais restrita, não entrando carne tanto vermelha quanto branca, leite e seus derivados, e outros alimentos que são ricos em colesterol.

Referência *www.scielo.br (artigo:Dieta vegetariana e níveis de colesterol e triglicérides)