quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aterosclerose

2  aterosclerose 3

 

A aterosclerose é umas das mais conhecidas doenças que são formadas pelo excesso de gordura no organismo. Ela é uma doença crônica e inflamatória que leva à formação de ateromas (placas compostas por lipídio - gordura) no interior de vasos sanguíneos. Esses ateromas vão se acumulando aos poucos nos vasos podendo até levar à uma obstrução total. Na medida em que o acúmulo de gordura vai aumentando, a artéria vai perdendo sua elasticidade.

Sua manifestação começa com uma lesão do endotélio vascular e essa lesão, por menor que seja, vai gerando uma inflamação na parede desse vaso. Essa inflamação acaba facilitando a penetração das moléculas de LDL, o famoso “colesterol ruim”, para o interior da artéria. Uns dos fatores que contribuem para o aparecimento dessas lesões é a hipertensão (aumenta o atrito do sangue com a parede arterial, enfraquecendo-a e deixando-a mais sujeita à lesões), a diabetes ( o excesso de glicose no sangue também está associado a formação dessas lesões), o tabagismo, o sedentarismo e a obesidade.

Quando o LDL penetra na camada íntima da artéria, o organismo começa a ter uma resposta imunológica para retirada dessas “moléculas estranhas”. Monócitos então são atraídos pelo LDL, tornando-se macrófagos para fagocitarem esses lipídios. Eles acabam transformamdo-se em células espumosas (devido à oxidação do LDL), formando a placa fibrosa típica da aterosclerose, como podemos observar na figura seguinte:

aterosclerose 2

A figura mostra a evolução da placa fibrosa, que começa como uma pequena lesão, um pequeno acúmulo de gordura no interior da artéria, e termina com uma obstrução total gerada pelo aumento da placa fibrosa juntamente com uma coagulação sanguínea.

Na medida em que o processo ateromatoso vai evoluindo, outros problemas podem vir a acontecer, como um aumento da deposição de cálcio e células necróticas na parede fibrosa (formação esbranquiçada gerada pela lesão); surgimento de fissuras, ruturas e hemorragia na placa; surgimento de úlceras que pode levar à coagulação sanguínea, à obstrução total do vaso ou à trombose.

A deficiência de irrigação arterial pode causar muitos danos e até a morte de determinados órgão, podendo ser uma doença fatal.

Os sintomas mais comuns da aterosclerose são:
- cansaço e dores no corpo
- dores nos braços e nas pernas: pode ser o início de uma trombose
- fortes dores na cabeça: pode levar a um derrame (AVC) se alguma artéria que irriga o cérebro for obstruída
- dor no peito: pode levar a um infarto do miocárdio (músculo do coração)se alguma artéria que nutre o coração for obstruída totalmente
- dilatação dos vasos sanguíneos: pode levar à aneurismas

Uma maneira de prevenir a aterosclerose é buscar ter uma alimentação saudável, reduzindo a gordura da dieta para diminuir o nível de colesterol consumido e reduzindo a ingestão de sal (sódio) que evitará uma hipertensão. É importante fazer exercícios físicos, pois além de essencias para ajudar a prevenir muitas doenças cardiovasculares, eles melhoram a circulação sanguínea. Ter o controle da glicose sanguínea e evitar o tabagismo também é de tamanha importância.

Cuidem-se e lembrem-se que a aterosclerose é uma doença mais comum de aparecer quando ficamos mais velhos mas ela não deixa de aparecer em jovens, muito pelo contrário! Abusem das frutas, legumes e verduras!

image