terça-feira, 28 de junho de 2011

A Dieta dos Esquimós

Os esquimós constituem uma população que vive no ártico e são conhecidos por ser o povo que mais ingere gordura no mundo. Isso nos dá a impressão de que os esquimós possuem uma péssima saúde, pois além de serem os que mais consomem gordura, sua dieta costuma ser muito pobre em cereais, leguminosas e fibras. O que acontece é que quando pensamos em gordura, os alimentos que vêm na nossa cabeça são fast-foods, frituras e batatas fritas. Dessa forma acabamos nos esquecendo que alimentos como salmão e peixes de água fria também são considerados alimentos gordurosos, e esses alimentos fazem parte da dieta dos esquimós, além da carne de foca.

Esses alimentos gordurosos que fazem parte da dieta dos esquimós possuem em sua composição uma alta concentração de ácidos gordos poliinsaturados que são da classe dos linolênicos (ômega-3) além de consumirem também uma boa quantidade de ômega-6. Dessa forma os esquimós acabam tendo os níveis de colesterol baixos, pois esses tipos de gordura acabam restabelecendo os níveis de equilíbrio de gordura para níveis não inflamatórios. Assim, esses óleos oferecem um efeito super protetor sobre a circulação, reduzindo os níveis de colesterol nocivo e a tendência a formação de coágulos. Por isso, os esquimós acabam tendo baixos índices de problemas cardíacos e doenças coronárias, possuindo assim muito vigor e uma boa saúde.

Pode-se dizer que os esquimós possuem uma menor incidência de doenças como ateroscleroses e dislipidemias por consumirem alimentos que auxiliam na prevenção dessas doenças. Essa seria uma forma de tratar de patologias relacionadas ao colesterol com menores gastos, no caso de pessoas que possuem problemas com colesterol e não têm condições de adquirirem estatinas por exemplo.