OPAAAA!! Voltei galerinha!
Resolvi fazer esse post pra tirar a má impressão que as pessoas costumam ter em relação ao colesterol. Apesar ser tão temido por todos por ser causador de várias patologias, é indispensável ao organismo humano, sem eles nós não podemos realizar várias funções do organismo.
O colesterol presente no organismo pode ter vários destinos diferentes, no geral ele pode ser um componente estrutural de membranas, funciona como um sintetizador de ácidos biliares, é o precursor da vitamina D, além de ser a substância fundamental para a formação dos hormônios esteróides. A figura abaixo mostra os rumos que o colesterol pode tomar no organismo.
Em primeiro lugar, o colesterol constitui um fator adicional de regulação da fluidez das membranas, devido ao fato de suas moléculas se intercalarem na bicamada lipídica pois a parte hidroxila interage com os grupos polares dos fosfolipídeos e os anéis esteroídicos interage com as cadeias carbônicas. Dessa forma ocorre um aumento da rigidez na porção periférica das membranas, é o colesterol que deixa firme a membrana das células.O colesterol também têm sido relacionado aos processos de sinalização celular.
Em relação aos ácidos biliares, são esteróides sintetizados no fígado por reações que consomem NADPH, O2, acetil-CoA e ATP, essas reações são agrupadas em quebra das duplas ligações do colesterol, isomerização e hidroxilação. O que ocorre no fígado quando a quantidade de sais biliares está baixa ou o nível de colesterol está muito elevado é que o colesterol recebe um grupo hidroxila e passa a ser chamado de 7 α-hidroxicolesterol que por sua vez pode se transformar em Colil-Coa ou em Quenodesoxicolil-CoA, dessa forma os ácidos se associam a glicina e a taurina por ligação amídica e são secretados na vesícula biliar e de lá vão para o duodeno exercendo a importante função de de absorção de vitaminas lipossolúveis e de emulsificação das gorduras que é o processo de misturar com água para que as enzimas digestivas possam chegar até as gorduras.
Os Hormônios esteróides realizam várias funções no corpo humano como a produção de energia, regulagem do metabolismo, e estão relacionados ao nosso comportamento nossas emoções e a reprodução. São formados por clivagem da cadeia lateral e oxidação do colesterol. No córtex da glândula adrenal são sintetizadas duas classes de hormônios esteróides, os mineralocorticóides que são responsáveis pela reabsorção de íons inorgânicos pelos rins e os glicocorticóides sendo esses responsáveis por auxiliar na regulação da gliconeogênese. Já os hormônios sexuais são produzidos nas gônadas, são a progesterona envolvida com a regulação do ciclo reprodutivo feminino os androgênios que estão relacionados com o desenvolvimento das características sexuais masculinas, e os estrogênios envolvidos com as características femininas.
Uma etapa necessária é a transformação do colesterol em pregnenolona e está por sua vez é formada a partir da retirada de uma unidade 6C da cadeia lateral do colesterol, pois todos os hormônios esteróides são compostos por apenas 21 carbonos e já o colesterol é composto por 27, o mecanismo é a hidroxilação dos carbonos 20 e 22 da cadeia lateral do colesterol logo após isso a ligação entre esses carbonos é clivada pela desmolase gerando a pregnenolona.
Depois com hidroxilação e isomerização da pregnenolona é gerada a progesterona e os hormônios são originados por ela.
Além de todas essas funções importantes é o colesterol que ataca os microorganismos causadores de algumas infecções e ele é um dos compostos da bainha de mielina e sem ela a estrutura cerebral fica em risco e a condução dos nossos impulsos nervosos fica prejudicada, algo que pode ser visto no filme óleo de Lorenzo.
Referências:
Principios de Bioquímica de Lehninger
Bioquimica Básica - Bayardo B.Torres