Foi falado que o ômega3 e o ômega6 reduzem a concentração de LDL no sangue e aumentam a de HDL. Como esse processo ocorre?
O ácido linoléico é o precursor do ácido araquidônico e γ-linolênico, todos da família ômega-6. As principais fontes alimentares desses ácidos graxos são óleos vegetais de soja, milho e girassol. A substituição isocalórica dos ácidos graxos saturados por ácidos graxos poliinsaturados reduz o LDL plasmático. Entretanto, se em grande quantidade, induzem maior oxidação lipídica e aumentam o catabolismo de HDL por diminuírem a produção de apoproteína AI, que é a principal apoproteína do HDL. Os ácidos graxos da família ômega-3 são o α- linolênico, eicosapentaenóico e docohexaenóico, e encontram-se respectivamente nos vegetais: soja, canola e linhaça; e nos peixes de água fria. Eles promovem redução dos triglicerídeos plasmáticos por diminuírem a síntese hepática de VLDL, aumentando o HDL.
Pergunta de Neurotransmissores para Colesterol:
Como o cigarro modifica a parede dos vasos de modo a aumentar a afinidade pelo colesterol?
O que ocorre é que a fumaça do cigarro por ser rica em ferro, catalisa a oxidação de LDL que são as lipoproteínas de baixa densidade e dessa forma o colesterol é estimulado a internalizar nos macrófagos que acabam se convertendo em células espumosas, contribuindo para a formação da placas de ateroma, que consiste de um depósito de gordura na superfície interna das paredes das artérias.